Artigos
1992:
A escola sempre foi desafiadora para aquele aluno de 14 anos. Muitos receios, dúvidas...havia momentos em que nada fazia sentido.
Aquele estudante lutava, fazia as atividades, prestava atenção na aula, não conversava durante as explicações.
Fevereiro, Março, Abril...
As notas baixas naquela disciplina que sempre foi a “pedra no sapato” continuavam. A situação estava se complicando, e, por mais que houvesse dedicação, a nota não melhorava.
Maio, Junho, Julho...
Momento de tensão: o boletim escolar chegou! Aquilo que ele mais temia aconteceu: a recuperação.
O mundo caiu! Era por apenas 1 ponto. O fracasso imperava em sua mente.
Ao mesmo tempo que pensamentos negativos rondavam em sua cabeça, o jovem estudante precisava encontrar uma solução. O que poderia ser feito?
Pensou, pensou muito enquanto se preparava para a prova. Tomou uma decisão: iria procurar a professora Roberta.
Meu Deus, como foi difícil criar coragem para conversar com ela. Ele teve frio na barriga, as mãos transpiravam e o coração batia forte.
Mesmo com medo, foi em busca de uma possível solução.
Foi recebido com sorriso no rosto, seus olhos eram mais azuis do que ele imaginava. Roberta ouviu toda aquela aflição e, com a maior calma do mundo, explicou um método de estudo que iria mudar a sua vida.
Era um método simples, de realizar leituras e anotações, que foi seguido à risca.
Chegou a nota da avaliação de recuperação. O resultado foi muito satisfatório, o que motivou aquele estudante a continuar a utilizar o novo método.
Agosto, setembro...
Tudo estava mais leve. As dificuldades haviam desaparecido e no final do ano, aquilo que parecia ser impossível, aconteceu. Passou de ano!
Os anos passaram, o Ensino Médio já estava no final.
Na última aula de História do ano, Roberta resolveu perguntar a cada aluno, qual era o curso que iria fazer no vestibular. Ele respondeu: “História, por sua causa”.
Aqueles mesmos olhos azuis se espantaram com a resposta. Ela ficou super lisonjeada.
2019:
Hoje, queria que ela soubesse o quanto ela impactou a minha vida. Nunca pude imaginar que a partir do que seria, na época, a maior dificuldade da vida, tornou-se a minha profissão.
Suas palavras despertaram em mim, o desejo de ir além, de obter êxito e enfrentar os desafios que são impostos pela vida. De alguma forma, ao escrever esta história, eu gostaria de homenagear a Roberta, por ter sido meu “divisor de águas”; a vocês professores, por tornarem seus alunos tão especiais.
E você, teve algum professor que que te inspirou?
Seja o professor que você teve ou gostaria de ter.
Feliz dia dos Professores!
Desde os primórdios da humanidade, o homem busca, motivado pela curiosidade, encontrar as melhores alternativas pela sua sobrevivência.
Tudo começou na Pré-História - descoberta do fogo, pedra lascada, polida. Passamos pela sedentarização, Revolução Neolítica e Idade dos Metais.
Continuamos a evoluir, agora com a utilização da escrita, quanto amadurecimento!
Até hoje nos surpreendemos. Quantas construções persistem e sobrevivem ao tempo. As civilizações antigas nos deixaram um legado espetacular.
E assim seguimos, chegamos à Idade Média. A população não media esforços para sobreviver; sempre com muita dificuldade, mas com vontade de vencer.
Chegamos à Modernidade! Foi uma avalanche de mudanças culturais e sociais: Renascimento Cultural, Reforma Protestante, Grandes Navegações - os reis dominavam o mundo.
Nossa! Agora a América foi “descoberta” e consequentemente o Brasil. E vieram outras mudanças e uma nova cultura. Poderia ter sido bem diferente...
Séculos se passaram, na Europa, novas ideias circulavam e revoluções aconteciam.
As mudanças não pararam por aí e refletiram diretamente em nossas vidas. Fomos explorados, nossas riquezas arrancadas... séculos se passaram...
Apresar de tudo, estamos aqui, ainda lutando pela nossa existência. Somos evoluídos? Ainda não, mas estamos no caminho. Precisamos mudar.
A mudança acontece dentro de nós. Precisamos de boa vontade, disciplina e amor.
E a escola? Onde entra nessa História?
Ahh, alguns podem até discordar de mim, mas é a melhor fase de nossas vidas. São muitos os desafios a serem vencidos, por isso faço um convite a todos.
Somos “estudantes da vida”, portanto, o que seremos no futuro, depende da nossa atitude hoje. Nossa formação depende de nosso esforço.
Pense, reflita, faça uma auto-avaliação e verifique o que você pode fazer diferente.
Estamos no mesmo barco, pense nisso...
Professor Bruno Reis
20/07/2019
Podemos perceber grandes mudanças na comunicação na sociedade atual.
Neste contexto, as crianças estão cada vez mais cedo, em contato com as diversas formas de tecnologias existentes.
Aliado a estes fatores, a escola tem a missão de oportunizar e facilitar a construção do conhecimento, através de um processo dinâmico à assimilação dos conteúdos.
Ao professor, cabe saber manusear e dar suporte à estas ferramentas pedagógicas em atividades educacionais.
Neste processo, faz-se necessário, saber definir a melhor ferramenta, dentro da realidade de cada instituição, e orientar os alunos na utilização da mesma para fins educacionais.
Vale reforçar que a sociedade está caminhando para novos avanços e outros desafios estarão em breve diante de nossa rotina escolar.
Professor Bruno Reis
Crédito de imagem: Getty Images
16/07/2019
Pensando “fora da caixinha” ...
O mundo em que vivemos se transforma em uma velocidade muito superior à do sistema de educação tradicional. Por essa razão, o desafio de propor formas de aprendizado efetivas para as próximas gerações aumenta mais e mais a cada dia. Já que não sabemos exatamente o que o amanhã nos reserva, como preparar os jovens para os desafios do desconhecido?
Na prática, o entendimento é de que modelos de educação mais flexíveis têm mais condições de assimilar mudanças quando comparados a formatos rígidos. Afinal, como verificamos ao longo da história da humanidade, a capacidade de adaptação e de superação de adversidades garantem a continuidade da nossa existência.
É frente a essa realidade que cabe a nós questionar: qual é a tarefa da escola hoje?
Professor Bruno Reis
13/07/2019
Utilizando as ferramentas da Google
Estamos encerrando um ciclo de aprendizagem. Foram e são grandes desafios!
Nossa rotina é cheia deles, mas são exatamente estes desafios, que nos motivam a continuar a caminhada. Descobrimos algo novo todos os dias e sinto necessidade de me "reconstruir" sempre.
Desde 2017, venho utilizando as ferramentas da Google for Education em minhas aulas, e percebo que o olhar dos educandos é sempre diferente quando escutam: "Vamos à sala colaborativa!", ou "Vamos à sala do Chromebook!".
Temos ainda, alguns grandes concorrentes, como os jogos, as propagandas ou redes sociais, mas precisamos entender este mundo e nos aliarmos a ele, para que possamos tirar um proveito deste caminho tecnológico sem fim. Estamos diante de uma geração que deseja aprender fazendo, e sempre que for possível, é necessário inovar.
Por este motivo, temos ao nosso alcance, diversas ferramentas, que são extremamente úteis em nossa rotina escolar. Começando do mais simples, elaborando uma aula no "Google Apresentações", ou aplicando uma atividade avaliativa utilizando o "Google Formulários" está disponível uma infinidade de recursos que aliados à nossa criatividade, poderão trazer resultados incríveis.
É necessário repensar nossa rotina e sair da "zona" de conforto. Faço um convite a todos a explorar as ferramentas para descobrir todas as possibilidades.
Gostaria de encerrar minha reflexão, deixando uma frase de Seth Godin: "Você não precisa de um teclado para liderar...você só precisa ter a vontade de fazer algo acontecer."
Agora é sua vez! Poste aqui nos comentários, suas reflexões sobre a utilização das ferramentas Google em sala de aula. Estou ansioso para interagir com vocês...
Até a próxima!
Professor Bruno Reis.
03/06/2019
Imagem: Shutterstock
Reflexão: Educação Midiática na Escola
Às vezes, as pessoas me perguntam: “Como se faz para ter ideias inovadoras para as minhas aulas”? ou “O que eu faço para que meu aluno se interesse pelo estudo”?
Falando dentro de uma realidade que vivo, a impressão que tenho, é que entre o estudar e o aprender, existe uma grande barreira: o que eu poderia fazer para tornar minhas aulas mais dinâmicas, criativas e interessantes?
Vamos pensar juntos: vivemos num mundo globalizado, onde a informação, numa fração de segundo, pode atingir e rodar o mundo todo. Outra questão importante a ser refletida: eu consigo, ficar durante cinco horas, ouvindo com atenção e assimilar tudo que está sendo trabalhado?
Estamos no século XXI, vivemos uma educação 4.0 cercada pela tecnologia, já é uma realidade, a inteligência artificial, neste sentido qual é o perfil de aluno, que estou preparando para o mundo? Que tipo de desafios eles vão encontrar quando saírem da escola? Será que existirão as mesmas profissões? Será que as habilidades que desenvolvemos hoje vão suprir as necessidades destes futuros profissionais?
Sendo imigrantes digitais, talvez esse seja um dos nossos maiores desafios, precisamos nos adequar a este “novo mundo”. Agora, quem está na escola hoje, os nativos digitais, precisam vivenciar e aprender de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos e muita ‘’mão na massa’’.
O perfil do jovem na atualidade, é realmente desafiador - são crianças e jovens com espírito empreendedor, cheios de expectativas, ansiosos, dispersos, impulsivos e conectados.
Nós educadores, agora devemos ser reflexivos, ter bom relacionamento com nossos pares e alunos e trabalhar de forma interdisciplinar. Agora, nossa função passa a ser de facilitadores ou mediadores do ensino.
E agora? Como tornar inovadoras as minhas aulas? O que faço para proporcionar aulas mais interessantes?
Você deve confiar em si mesmo e nas suas ideias, assim como precisa fazer com que seus alunos também confiem em seus métodos e nas suas sugestões.
Procure por modelos de aula já utilizados que poderiam ser adaptados por você e teste com sua sala de aula qual deles é mais adequado e mais aceito pelos alunos.
Esteja disposto a se dedicar e seja determinado, assim, você poderá se tornar cada vez mais criativo e com certeza, encontrará novas maneiras de partilhar o seu conhecimento e novas formas de ensinar.
Professor Bruno Reis
23/07/2019
Conhecimento: herança comum da humanidade
Quando eu era um jovem estudante, algumas pessoas diziam que aquela era a melhor época da minha vida. Naquele momento, achava que não fazia sentido.
Mas o tempo passou, e, hoje, com a maturidade, percebo que tinham razão.
A escola é ou deveria ser um ambiente de interação, troca, aprendizado intelectual e social, além de proporcionar ao indivíduo, a oportunidade de crescer, desenvolver as habilidades e os potenciais individuais.
Hoje enquanto professor, percebo quantas são as dificuldades de facilitar a construção do conhecimento, mas a paixão pelo trabalho e o desejo de contribuir para a construção de um mundo melhor, faz com que eu consiga enfrentar os desafios e tente tornar as aulas mais dinâmicas.
Lembramos que é essencial a aula expositiva, para-casa, correção de atividades, mas nada impede que, eventualmente, possamos planejar e levar para as aulas jogos adaptados ou utilizar aplicativos e ferramentas digitais a fim de que os alunos possam colocar a “mão na massa” e até mesmo colocar em prática alguma metodologia ativa. .
Estamos na era digital, onde o jovem é influenciado por diversos estímulos ao mesmo tempo, portanto, faz-se necessário inovar e valorizar o conhecimento que o aluno já possui.
É importante entender que é possível trabalhar de forma diferenciada utilizando qualquer recurso; estes que estão ao nosso alcance. Sejamos criativos! .
Diante deste quadro onde todos ensinam e todos aprendem, enquanto profissionais de educação, poderemos deixar um legado de uma aprendizagem significativa e uma herança cultural que fará toda a diferença no progresso da humanidade.
Professor Bruno Reis
05/08/2019
Imagem: bauases.wordexpress.com. Acesso em 05/08/19.
Divulgação de Trabalho na Google do Brasil
Desde 2017, a história de minha vida profissional vem seguindo rumos diferentes. Sob a influência da Karla Priscilla Ferreira e do Colégio Sagrado Coração de Jesus (@cscjbh), estão sendo proporcionados à equipe de Educadores, várias formações que nos incentivaram a mudar a nossa rotina escolar.
Temos ao nosso alcance, diversas ferramentas que aliadas à nossa criatividade, poderão trazer resultados incríveis no processo de ensino-aprendizagem.
Os frutos desta parceria entre o Sagrado e a com a Google for Education, já estão sendo colhidos.
Hoje, aconteceu em São Paulo no escritório da Google do Brasil, uma apresentação da Karla Priscilla sobre o aplicativo ToonTastic, e como exemplo de prática na mediação com os alunos, foi utilizado uma atividade elaborada pelos alunos do 6º ano do Sagrado.
São estímulos como este, que estão contribuindo para "reconstruir" o ensino de História.
Vamos em frente neste caminho sem fim.
Gostaria de agradecer à Karla, ao Colégio Sagrado Coração de Jesus (Direção e Coordenação), às Professoras Cris Vieira e Janaína Brumer pela parceria, e especialmente aos alunos do 6º ano pelo empenho na execução desta prática.
"Você não precisa de um teclado para liderar... você só precisa ter a vontade de fazer algo acontecer". Seth Godin
Publicação: 09/08/2019.
O Ensino ontem x hoje
A humanidade está em constante mudança. Desde a Antiguidade, o ser humano, motivado pelo espírito de sobrevivência e curiosidade, passou por inúmeras mudanças: o tipo de moradia, a alimentação, a forma de se relacionar, o modo de se comunicar, enfim, tudo evolui conforme à sua necessidade.
Vamos dar “um salto” na história e falar sobre algo que está muito próximo à nossa realidade: a educação. A evolução da educação se mistura com a própria historia humana.
Houve um momento em que o ensino ocorria de forma intuitiva e natural, com as crianças aprendendo com os mais velhos por meio da observação, da mesma forma como fazem os animais.
Na antiguidade Greco-romana, os homens livres dispunham de muito tempo ocioso e, com o objetivo de ocupá-lo, criou-se se uma instituição que conhecemos até hoje: a escola. Lá, os cidadãos adquiriam conhecimentos que estavam em harmonia com os interesses da sociedade em que viviam.
No período medieval, ainda poucos tinham acesso à escola. Grande parte da população era analfabeta.
Após o movimento iluminista, com os direitos civis, as pessoas de outras camadas sociais passam a ter acesso à escola. Foi dado início, mesmo que de forma tímida, à democratização da educação.
Com a necessidade de se buscar uma mão de obra qualificada, durante a Revolução Industrial, foi necessário ampliar a oferta de escolas para as classes mais humildes.
O tempo passou...
A era da informação e dos avanços tecnológicos chegou às escolas. Junto às ferramentas destinadas ao processo de ensino-aprendizagem, busca-se focar no ensino se outras habilidades, como o empreendedorismo, a lógica e também os conhecimentos digitais, que aliados aos novos métodos de ensino, os alunos passam a ter a função colaborativa e protagonista.
A história da educação remonta, então, a história da humanidade.
Quantas mudanças aconteceram e a única certeza que temos, é que não paramos por aqui...
Imagem: Sushi de Kriptonita
Publicação: 15/08/2019.