6º ano

Escape - Egito Antigo


Sabe aquele aprendizado que fez todo sentido? ⁣

Estou realizando um curso de “Gamificação Descomplicada para Professores”, promovido pelo Tiago Eugênio. Além de várias outras ferramentas, aprendi a configurar e personalizar um escape. ⁣

Neste exemplo, criado para o 6° ano, o escape está sendo utilizado como uma estratégia para finalizar o conteúdo sobre o Egito Antigo, revisando e consolidando a aprendizagem. ⁣

Os vencedores receberão um selo de honra ao mérito por terem vencido os desafios e se transformado em pequenos grandes desbravadores egípcios.

29/06/2020

Labirinto do Minotauro


Quem aí curte mitologia grega?⁣

Os alunos do 6º ano trocaram muitas informações em nossa atividade: “Labirinto do Minotauro”.⁣

Cada aluno escolheu 4 personagens e compartilhou os resultados de suas pesquisas durante as aulas de História.⁣

Como pano de fundo, utilizei o labirinto para ilustrar a nossa atividade. Foi um debate cheio de aventuras, mitos e muita troca de informações...⁣

Agora me conta! Qual é o personagem da mitologia grega que você mais gosta?


Ferramenta: Google Slides

02/09/2020

Flascards - Egito Antigo


Flashcards são cartões em que se relacionam conceitos ou organizam um sistema de perguntas numa face e a resposta na outra.

Este modelo no vídeo foi criado de forma digital e aplicado aos alunos durante as aulas remotas para revisar o conteúdo.

Eles podem ser utilizados em diversos momentos durante o processo de ensino-aprendizagem, até o ponto em que a informação é, definitivamente, fixada na memória. Os flashcards tornaram o momento de revisão mais rápido, divertido e gamificado.

Obrigado, Tiago Eugênio pelo aprendizado no curso de “Gamificação Descomplicada para Educadores”.

Ferramenta: Google Planilhas

11/06/2020


História em Quadrinhos

É desafiador a tarefa de mediar e inovar a formação dos jovens? Sim!⁣

⁣Em compensação, venho superando as minhas expectativas. Gostaria de divulgar uma pequena amostra do trabalho elaborado pelos alunos do 6º ano, uma história em quadrinhos, utilizando o aplicativo Toontastic (Google). ⁣

⁣Parabéns a todos os alunos e familiares que contribuíram para que os projetos fossem finalizados. Pequenos historiadores, vocês brilharam!⁣

⁣Aplicativo: Toontastic.

17/06/2020

Mumificação da Maçã

Egito é uma das civilizações estudadas durante o 6º ano na disciplina de História. Um dos temas relevantes nesse país é a religião. ⁣

Os egípcios tinham muitas crenças e, entre elas, estava a de que as almas das pessoas necessitavam de um corpo após a morte.⁣⁣


Neste sentido, junto com a Professora @profjanabrumer, aplicamos uma atividade investigativa que simulava o processo de mumificação, para isso utilizamos a maçã.⁣

Para que a mumificação da maçã fosse realizada, foram utilizados dois meios: sal e sal + bicarbonato de sódio. Eles foram usados para que os alunos pudessem identificar se a composição do meio poderia causar alguma diferença no final do processo de mumificação.⁣

Além disso, os alunos puderam associar a experiência ao processo de salgar carnes que é tão comum em nossa sociedade como forma de conservação de alimentos.

09/07/2020

Capa de Jornal - Roma


Extra! Extra! Já leram a manchete do jornal de hoje?⁣

O papel da escrita na formação do ser humano é muito mais profundo do que se pensa. Ela também é a porta para a comunicação e cultura, registra e transmite conhecimentos, desperta a imaginação, ensina, aprende, inspira...⁣

Ao escrevermos, colocamos nossas ideias em ordem e podemos construir com mais clareza aquilo que aprendemos. ⁣

Pensando nisso e à partir de um template disponibilizado durante a Semana da Mídia na Escola (@midianaescola), os alunos do 6º e 8º anos construíram, de forma colaborativa, várias capas de jornais sobre a História de Roma e do Brasil Império.⁣

Após o compartilhamento do modelo pelo Google Classroom, os pequenos e jovens historiadores realizaram a pesquisa e a elaboração do texto. Em seguida, o projeto foi formatado no Google Apresentações e devolvido para a avaliação do professor. ⁣

Não podemos nos esquecer que “comunicação, cultura digital e argumentação, são competências indicadas na BNCC”. ⁣

Gostaria de agradecer ao professor @marciogoncalves pela iniciativa e pelo compartilhamento de tantos conhecimentos sobre a utilização de mídias na escola. ⁣

Vale a pena conferir o seu trabalho no site: bit.ly/midiasnaescola


05/12/2020

Mini-Egito:


A cultura egípcia despertou a curiosidade e mexeu com a imaginação dos Pequenos Historiadores do 6° ano.

Pesquisamos, trocamos informações, curiosidades e um desafio foi lançado. Os moldes foram compartilhados e o resultado foi a construção do mini Egito.

Em casa, possivelmente, novas histórias egípcias serão reinventadas...

13/05/2020


Quem gosta de uma competição levanta o dedo!

É possível criar um jogo de forma remota?

Claro!

Quem criou as perguntas para que o jogo pudesse ser elaborado?

Os alunos do 6° ano.

Para verificar a aprendizagem sobre a Pré-história e as Teorias de Evolução, utilizei o Kahoot para que, de forma lúdica, os alunos se sentissem engajados e pudessem interagir com os teus conhecimentos.

Após o compartilhamento de um Google Documentos, os pequenos historiadores foram orientados a criarem 4 perguntas sobre o conteúdo.

Alguns ajustes foram realizados e o jogo foi configurado. Iniciamos a nossa disputa.

Teve gente aflita, ansiosa, querendo finalizar mais rápido que o colega e, a cada pergunta, ficavam mais motivados a acertarem a resposta.

E você, está preparado para esta competição?

26/04/2020

Transformar anos em séculos:

Você sabe como converter anos em séculos?

O 6° ano colocou a mão na massa e, de forma colaborativa, utilizou os jogos “Timeline Clássico”, “Eventos Históricos” e “Invenções” para organizar uma linha do tempo e transformar anos em séculos.

Para quem ainda está com dúvidas, vamos relembrar as regras:

1 - Todo ano que termina em 00: os outros números que determinam o século. Ex.: 1500 - século XV.

2 - Todo ano terminado em um algarismo diferente de 00: soma-se mais 1 (um) aos primeiros números. Ex.: 1522 = 15+1 = 16 - século XVI.

Abraços históricos!

13/03/2020



Pré-História - Filtro do Instagram para ser utilizado em sala de aula.

Você já se divertiu com aqueles filtros em realidade aumentada no “stories” do seu Instagram?

Que tal buscar alguns efeitos relacionados aos conteúdos de história e utilizar com os teus alunos?

Este se chama “altamira”. Foi divulgado pelo Museu Altamira, localizado na Espanha, na Província Cantábria. É uma imagem dentro de uma caverna que contém pinturas rupestres.

Vamos desenvolver uma atividade utilizando estes recursos?

09/03/2020


"Stop Motion"= Animação + História

Após o estudo sobre o Império Romano, os alunos dos 6º anos receberam um desafio: criar um "stop motion". A primeira parte do projeto foi reunir as duplas, definir o tema e elaborar um relato sobre a animação. No dia agendado, cada dupla levou para a sala de aula uma caixinha de massinha e um celular, onde deveriam instalar o Google Fotos.

Em seguida, realizaram o planejamento da animação e colocaram a mão na massa! A última etapa foram as apresentações dos gifs e relatos para a turma.

O 6º ano está fechando o ano letivo com chave de ouro!

Recurso utilizado: Google Fotos

Publicação: 28/11/2019

Quebra-cabeça

Quebra-cabeça + História = aprendizado

Recebi a missão de apresentar, junto com os alunos do 6° ano, a história da Etiópia.

Foram várias as etapas do processo: pesquisa, apresentação dos resultados, escolha das imagens e elaboração do texto sobre estas, para a apresentação à comunidade educativa. Para montar o quebra-cabeça, utilizamos o site: https://www.jogospuzzle.com.

Como a dinâmica deveria ser rápida, por tratar-se de um evento, escolhemos o jogo com 6 peças. Ao final da montagem da imagem, o aluno explicou o contexto dela: falamos sobre a política, agricultura, fóssil encontrado, a “Lucy” e a bandeira da Etiópia.

Quebra-cabeça estimula o cérebro, é bom para a memória, desenvolve a coordenação motora, provoca a interação social e fomenta a percepção.

Gostou da dica? Que tal montar um quebra-cabeças com os seus alunos?

Recurso utilizado (site) : https://www.jogospuzzle.com.

Publicação: 07/10/2019

Labirinto do Minotauro

Levanta o dedo quem gosta de estudar mitologia grega!

A proposta de estudo sobre mitologia grega no 6° ano foi surpreendente.

Inspirados no “Labirinto do Minotauro”, os grupos colocaram a mão na massa e, usando toda a sua criatividade, projetaram o labirinto e escolheram alguns deuses ou heróis para fazerem parte deste percurso cheio de aventuras.

Nosso personagem grego corajoso, foi o “Ozobot” (robô que segue caminhos desenhados em cores que controlam sua velocidade e direção). O caminho foi programado pelos grupos e apresentado para toda a turma.

Alguém gostaria de entrar neste labirinto com os pequenos historiadores do 6° ano?

Recurso utilizado: Ozobot

Publicação: 03/10/2019

Ilustrações sobre o Egito Antigo

Divulgação: Painel na escola.

Aula: Junho/2019.

Realidade Aumentada:

Utilizando o aplicativo "Civilisations AR", os alunos foram fotografados com o sarcófago da múmia. A imagem foi divulgada para os alunos no Classroom.

Atividade realizada no dia 28/05/2019.

Aula Híbrida: Egito Antigo

Alguém aí falou em inovação? O 6º ano utilizou 3 recursos tecnológicos para reforçar o conteúdo sobre o Egito Antigo: YouTube - documentário sobre mumificação; Google Expedições - vivência em realidade virtual e Google Earth - visualização via satélite em 3D. Foram momentos incríveis e de grande colaboração entre os grupos.

Aula: 13/06/2019

Depoimento da aluna: Sofia - 6ºA

Atividade: Mensagem Enigmática

O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego e foi tema de uma atividade para os alunos do 6° ano. Foi solicitado que realizassem uma mensagem enigmática sobre otimismo. Posteriormente, as atividades serão misturadas e entregues para que os alunos decifrem e recebam a mensagem do colega. Estamos curiosos para ler todas as mensagens!

Aula: 25/06/2019

Toontastic: Visita à Gruta da Lapinha - Atividade Colaborativa e Interdisciplinar

Após a visita à Gruta da Lapinha, os alunos do 6º ano elaboraram uma animação no aplicativo “Toontastic” com diversos temas solicitados pelos professores de História, Geografia e Ciências: Peter Lund, Cavernas, Bioma e biodiversidade e APA Carste Lagoa Santa (aspectos físicos e arqueólogicos).

Aula: 10/07/2019

Avatar


Já havia experimentado, a intervenção do “avatar” em minhas aulas. Criei um personagem e em determinado momento, ele traz alguma curiosidade/informação. Neste exemplo, na introdução do conteúdo das “Egito Antigo”, o “Zezinho” contextualizou o conteúdo e fez uma indagação sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.

Aplicativo utilizado: MySchoolAvatar.

Abril/2019

Cartas Enigmáticas - Fenícios

Em junho, os alunos do 6° ano, estudaram a história dos Fenícios.

Inspirados no cultura fenícia, os educandos criaram um alfabeto e redigiram uma mensagem enigmática com frases de otimismo/boas-vindas.

Após o recesso escolar, elas foram distribuídas aleatoriamente para que fossem decifradas.

Ficamos super felizes com as mensagens recebidas!

Ferramenta utilizada: Google Docs.

Vivenciando o 6º ano

Ao finalizar o 5º ano, os estudantes possuem muitas dúvidas e, às vezes, sentem ansiedade em tentar descobrir como é o novo ciclo escolar, o Ensino Fundamental II.

Sabendo que este momento é uma etapa essencial na vida acadêmica destes jovens e para realizar uma transição de forma harmoniosa e envolvente, o Colégio Sagrado Coração de Jesus promoveu, no mês de setembro, um manhã diferente: os alunos vivenciaram um dia no 6º ano.

Foram momentos de muito aprendizado e atividades diversificadas em várias disciplinas como a História: estudamos sobre a “Evolução da Comunicação através dos tempos”. Realizamos um passeio pela Pré-História e percebemos a importância das pinturas rupestres na decodificação das características deste período. Viajamos pela Mesopotâmia e conhecemos a escrita cuneiforme desenvolvida pelos Sumérios. Analisamos o hieróglifo elaborado no Egito Antigo e exploramos o alfabeto fenício.

Chegou a hora de “colocar a mão na massa”! Foram distribuídos aos alunos, pedaços de argila, palitos de picolé e foi projetado o alfabeto fenício para que pudessem escrever algumas palavras utilizando esta representação fonética.

Publicação: 02/09/2019