8º ano

Paródia - Revolução Francesa


Chegou a hora dos alunos do 8º ano soltarem a voz e elaborarem paródias sobre a Revolução Francesa.

Esta atividade foi interdisciplinar com o Espanhol. As músicas foram gravadas nas duas línguas. Obrigado, Professor Fermin Sueiro, pela parceria.

Solta o som, DJ!


21/08/2020


Forca Histórica


Sabem aquela história que o esforço é válido?

Pois é! Hoje foi a última aula com o 8º ano antes do recesso escolar.

Fiquei pensando o que eu poderia trazer de diferente para a aula, já que gostaria que fosse um encontro virtual leve e cheio de emoções.

Resolvi criar um jogo de forca, que foi denominado: “Forca Histórica”. Trouxe como desafio, termos e palavras no contexto da Revolução Industrial, pois é o conteúdo que estamos trabalhando neste momento.

As regras foram divulgadas! Utilizei uma roleta virtual, com o nome de todos os alunos, para o sorteio de quem diria a letra e tentasse adivinhar a palavra. Para o jogo, usei o Google Apresentações.

Foram momentos incríveis de muito esforço e engajamento. Adivinha quem perdeu a competição? Resultado: fiquei sem o brigadeiro....rssss.

Meus Jovens Historiadores do 8º ano, prometo não fazer o brigadeiro hoje! Curtam o recesso e até o mês de junho...

Abraços históricos e virtuais!

Roleta: www.classtools.net

15/05/2020

Painel Coletivo - Revolução Industrial


O Jamboard é um quadro interativo desenvolvido pelo Google. Nele, além de escreverem à mão, professores/alunos podem colar imagens ou elaborar post-it. É uma ferramenta colaborativa que pode ser acessada pelo computador ou por um dispositivo móvel.⁣

No exemplo, os alunos do 8º ano criaram um painel colaborativo sobre a Revolução Industrial que poderá ser acessado a qualquer momento pelos alunos da turma para auxiliar em seus estudos.

Imagem: Tempos Modernos - Charles Chaplin

Ferramenta: Jamboard

16/06/2020

Jogos On-line


Em tempos de aulas remotas, faz-se necessário elaborar materiais extras em⁣

postagens para os nossos alunos.⁣

Utilizei o site: https://efuturo.com.br e elaborei, de forma simples, alguns jogos para fixar o conteúdo sobre Revolução Industrial e o Absolutismo Monárquico.⁣

Experimente a ferramenta e proporcione uma atividade como esta para os teus alunos.


Ferramenta: https://efuturo.com.br

15/07/2020

Escape - Revolução Francesa


Liberdade, Igualdade e Fraternidade!⁣

Os jovens historiadores do 8° ano foram desafiados por Napoleão Bonaparte em um Escape sobre a Revolução Francesa e a Era Napoleônica.⁣

Foram momentos decisivos e de muito aprendizado!⁣

Lembrem-se sempre: “Os desafios são fontes inesgotáveis de aprendizado, até mesmo aqueles que nos assustam. É por isso que não devemos transformar dificuldades em obstáculos”.⁣

Ferramentas: Snap Camera/ Escape Factory

30/07/2020

Memes


Para finalizar os estudos sobre a Revolução Francesa, Império Napoleônico e o Congresso de Viena, os alunos usaram a criatividade para criar os “memes” históricos.⁣

Valeu, 8º ano, pela dedicação no trabalho.⁣

Obrigado EducaMídia e @karlagvidal pelos planos de aula disponibilizados: “Memes na Educação - Slides da Aula” e “Mão na Mídia: Guia Rápido para a produção de Meme”.⁣

Ferramenta: www.gerarmemes.com.br

07/08/2020

Escape Factory - Revisão de Prova

Para fechar o ano letivo, elaborei uma revisão para o simulado de História cheio de desafios. ⁣

⁣Após a contextualização do desafio através de um vídeo criado com um filtro de Instagram e editado no InShot, os alunos iniciaram a atividade elaborada no Escape Factory, ferramenta gamificada criada pelo Professor @tiagoeugenio. ⁣

Neste exemplo, o mapa foi remixado e as perguntas elaboradas conforme os conteúdos que foram cobrados na atividade avaliativa.⁣

Os resultados do ranking foram apurados e divulgados para os alunos, mas tenho certeza que todos são vitoriosos.⁣

Você já conhece o Escape Factory? Maiores informações no perfil @aulaemjogo.⁣

Ferramentas: Filtro do Instagram / InShot / Escape Factory

16/12/2020

Capa de Jornal - Brasil Império


Extra! Extra! Já leram a manchete do jornal de hoje?⁣

O papel da escrita na formação do ser humano é muito mais profundo do que se pensa. Ela também é a porta para a comunicação e cultura, registra e transmite conhecimentos, desperta a imaginação, ensina, aprende, inspira...⁣

Ao escrevermos, colocamos nossas ideias em ordem e podemos construir com mais clareza aquilo que aprendemos. ⁣

Pensando nisso e à partir de um template disponibilizado durante a Semana da Mídia na Escola (@midianaescola), os alunos do 6º e 8º anos construíram, de forma colaborativa, várias capas de jornais sobre a História de Roma e do Brasil Império.⁣

Após o compartilhamento do modelo pelo Google Classroom, os pequenos e jovens historiadores realizaram a pesquisa e a elaboração do texto. Em seguida, o projeto foi formatado no Google Apresentações e devolvido para a avaliação do professor. ⁣

Não podemos nos esquecer que “comunicação, cultura digital e argumentação, são competências indicadas na BNCC”. ⁣

Gostaria de agradecer ao professor @marciogoncalves pela iniciativa e pelo compartilhamento de tantos conhecimentos sobre a utilização de mídias na escola. ⁣

Vale a pena conferir o seu trabalho no site: bit.ly/midiasnaescola


05/12/2020

Álbum de Figurinhas - Brasil Império

Os alunos do 8° ano criaram, de forma colaborativa, um álbum de figurinhas de personalidades do período imperial da História do Brasil.⁣

⁣Utilizamos o Google Apresentações para realizar o projeto. ⁣

⁣Após o compartilhamento do arquivo pelo classroom, eles se dividiram em duplas/trios, definiram as personalidades do Brasil Império que seriam inseridas na moldura do álbum e elaboraram sínteses biográficas. ⁣

⁣Quem aqui já colecionou figurinhas na infância?⁣

Ferramenta: Google Slides

14/11/2020

Ludoskit - Revisão de Prova


Para realizar uma revisão do conteúdo da avaliação de História, utilizei a ferramenta do perfil Aula em Jogo, o “Ludoskit”, para gamificar a nossa atividade.

Após a divisão dos grupos e definir os líderes de cada equipe, iniciamos uma acirrada competição em busca da vitória e, principalmente, fixar os conteúdos que foram estudados, driblando a tão famosa curva do esquecimento.

Faço um convite para que conheça esta e inúmeras outras ferramentas do @aulaemjogo para tornar as suas aulas mais dinâmicas, tornando o processo de ensino mais prazeroso para as suas turmas, além de engajar os alunos nas atividades, facilitando o processo de transmissão e absorção dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Tabuleiro: Professor David Dos Santos

Jogo: https://classdash.aulaemjogo.com.br/

Quiz - Mentimeter


Vamos retomar o conteúdo?

Depois de recapitular o conteúdo sobre Revolução Industrial, trabalhado na última aula no 8º ano, realizamos um quiz utilizando o Mentimeter.

Após a finalização do quiz, fizemos a correção de todas as questões propostas.

Lembre-se que não podemos sair da aula presencial ou remota com dúvidas, e para o aprendizado, todos saímos vitoriosos.

08/05/2020

Revoluções Inglesas - Atividade utilizando o Canva.

Para concluir os estudos sobre as Revoluções na Inglaterra, solicitei aos alunos do 8° ano, que utilizassem a ferramenta no “canva.com” para criarem um design sobre algum fato ou personagem escolhido por eles.

Compartilho alguns resultados e indico a ferramenta para utilizarem em suas aulas remotas.

30/04/2020

Varal Iluminista - Ensino Remoto

Para um bom entendedor, uma camiseta basta!

Inspirados no “Século das Luzes”, os alunos do 8º ano customizaram camisetas com frases de diversos filósofos iluministas. Em tempos de quarentena, a maneira que encontramos de realizar este projeto foi criar um varal virtual.

Antes do isolamento físico, já havíamos pesquisado diversas frases e cada aluno teve a oportunidade de justificar a escolha das suas preferidas.

Foi disponibilizado aos alunos, um molde de camiseta e uma apresentação compartilhada.

Usando a criatividade, as camisetas foram customizadas, fotografadas e disponibilizadas em nosso “Varal Iluminista”.

19/04/2020

Roda a Roda de História

Qual equipe será a grande vencedora do “Roda a Roda de História”?

Para fechar o ano letivo, as turmas dos 6°/ 7°/ 8° anos revisaram os últimos conteúdos trabalhados através de um jogo utilizando uma roleta virtual criada no site: (https://www.classtools.net/random-name-picker/), com direito a “passa a vez” e “perdeu tudo”.

Os alunos foram divididos em grupos e responderam várias perguntas sobre a “Grécia Antiga” (6° ano), “Nordeste Açucareiro” (7° ano), “1° Reinado”, “Período Regencial” e “2° Reinado” (8° ano).

Foi uma competição muito disputada e cheia de surpresas: um mix de sorte e conhecimento.

Alguém aí quer jogar o “Roda a Roda de História”?

Publicação: 02/12/2019

Análise de Charges - Educação Midiática

Educação Midiática é o conjunto de habilidades, análises, acesso e a construção de uma visão crítica diante dos conteúdos nos formatos impressos ou não.

Diante de uma avalanche de informações que produzimos, compartilhamos e criamos diariamente, faz-se necessário preparar o aluno para ter um senso crítico e responsável que resultará na sua formação ética e cidadã.

Desta forma, os alunos do 8º ano do @cscjbh, trabalharam nas aulas de História a análise de charges.

Charge é um gênero textual, jornalístico e de ilustração que busca trazer uma visão irreverente sobre um determinado aspecto da realidade.

São vários os elementos que podem ser observados na charge. Elas exigem um bom nível de conhecimento de mundo e competência para inferir críticas e relacionar os fatos sociais, e, por isso, é importante ampliar o seu nível de compreensão para não ser pego de surpresa em avaliações, temas de redação, análise de mundo, dentre outros.

Publicação: 01/11/2019

Análise de Documento

Regencial, os alunos do 8º ano realizaram a transcrição de uma fonte histórica: um trecho da Carta de Abdicação de D. Pedro I, em 1831, em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, então uma criança de 5 anos, e que foi nomeado D. Pedro II.

Após este documento e o retorno de D. Pedro I à Portugal, o Brasil passou a ser governado por vários “regentes”, até que, antes dos 15 anos de idade, através do “Golpe da Maioridade”, Pedro de Alcântara foi coroado como Rei do Brasil e passou a ser chamado D. Pedro II.

Trecho da “Carta de Abdicação”:

“Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr. D. Pedro de Alcantara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império. Pedro.”


Publicação: 25/10/2019

Podcast - Visita Técnica: Petrópolis

Simples de ser produzido, o podcast (arquivo de áudio digital) é uma ferramenta que está ao alcance de todos e pode trazer grandes benefícios para a educação.

E foi assim que realizamos uma atividade sobre a visita técnica em Petrópolis/RJ.

Após a divisão dos grupos, os alunos ficaram responsáveis por produzir os textos e gravarem áudios sobre a história de cada local visitado. Os áudios foram reunidos em uma playlist e compartilhados.

Diante do estudo das possibilidades e alcance desta tecnologia no âmbito educacional, os alunos podem aprender independentemente do tempo e do espaço, além de publicar matérias de sua própria autoria para que sejam compartilhadas com os demais alunos; outro fator importante desta ferramenta é a possibilidade de tornar o educando ativo na construção do saber, deixando de ser um mero receptor de informações e tornando-se um transmissor de conhecimento.


Aplicativo utilizado: Anchor.

Publicação: 22/10/2019

Camisetas Iluministas


Inspirados no “Século das Luzes”, os alunos do 8º ano, elaboraram “camisetas” com frases de diversos filósofos iluministas. O nosso “Varal Iluminista” encontra-se disponível para visitação na Biblioteca do Colégio Sagrado Coração de Jesus - BH.


Criação de Memes: Império Napoleônico e Congresso de Viena

Criando “memes” com o 8° ano. Tema: Império Napoleônico. Quanta criatividade!!!

Site utilizado na atividade: www.gerarmemes.com.br

Aula: 28/06/2019

Google Formulários:

Atividade avaliativa sobre o Iluminismo e Revolução Industrial, utilizando o Google Formulários em dupla.

Aula: 20/03/2018


Book Creator - Independência das Colônias Espanholas

Book Creator (www.bookcreator.com) é uma ferramenta com inúmeros recursos para criar livros eletrônicos, álbuns de fotos e apresentações animadas.

Para estudar o conteúdo de História sobre a Independência das Colônias Espanholas, os alunos do 8º ano, colocaram a “mão na massa” e estão elaborando uma revista digital em grupo, utilizando uma ferramenta inovadora, o Book Creator. A ferramenta permite que sejam inseridas texto, imagem e áudio. Ao finalizarem as revistas, os conteúdos serão apresentados e todos os arquivos dos trabalhos, compartilhados entre a turma.

Aulas: 02 e 05/08/2019


Jogo: Revolução Francesa e Império Napoleônico

Gamificação é o uso da dinâmica de jogos em qualquer tipo de atividade, fazendo com que os alunos se engajem para resolver problemas colaborativamente, atingindo os desafios propostos de maneira prazerosa e motivadora. Neste sentido, os alunos do 8° ano, utilizaram um jogo de cartas em forma de “quiz” para revisão o conteúdo de História para a avaliação trimestral: Revolução Francesa e o Império Napoleônico. Quem será que foram os vencedores?

Aula: 12/08/2019

Meme: Questão de Prova

Proporcionar um espaço em sala de aula para que cada pessoa possa partilhar suas experiências e adquirir novos conhecimentos é a essência de um trabalho voltado ao protagonismo na educação. E foi exatamente esse o propósito da atividade que os alunos do 8° ano realizaram em junho: a criação de “memes” sobre o Napoleão Bonaparte.

Baseando-se neste trabalho, foi elaborado para a avaliação final uma questão de prova utilizando um dos “memes” criados pelos alunos. Todos nós temos algo a ensinar e muito a aprender.

Esse tipo de trabalho significa dar voz a todos, enxergando cada um em sua particularidade, uma capacidade de construir.

E você, já realizou alguma atividade em que o aluno foi o protagonista na aprendizagem?

Avaliação: 14/08/2018