8º ano

Roda a Roda de História

Qual equipe será a grande vencedora do “Roda a Roda de História”?

Para fechar o ano letivo, as turmas dos 6°/ 7°/ 8° anos revisaram os últimos conteúdos trabalhados através de um jogo utilizando uma roleta virtual criada no site: (https://www.classtools.net/random-name-picker/), com direito a “passa a vez” e “perdeu tudo”.

Os alunos foram divididos em grupos e responderam várias perguntas sobre a “Grécia Antiga” (6° ano), “Nordeste Açucareiro” (7° ano), “1° Reinado”, “Período Regencial” e “2° Reinado” (8° ano).

Foi uma competição muito disputada e cheia de surpresas: um mix de sorte e conhecimento.

Alguém aí quer jogar o “Roda a Roda de História”?

Publicação: 02/12/2019

Análise de Charges - Educação Midiática

Educação Midiática é o conjunto de habilidades, análises, acesso e a construção de uma visão crítica diante dos conteúdos nos formatos impressos ou não.

Diante de uma avalanche de informações que produzimos, compartilhamos e criamos diariamente, faz-se necessário preparar o aluno para ter um senso crítico e responsável que resultará na sua formação ética e cidadã.

Desta forma, os alunos do 8º ano do @cscjbh, trabalharam nas aulas de História a análise de charges.

Charge é um gênero textual, jornalístico e de ilustração que busca trazer uma visão irreverente sobre um determinado aspecto da realidade.

São vários os elementos que podem ser observados na charge. Elas exigem um bom nível de conhecimento de mundo e competência para inferir críticas e relacionar os fatos sociais, e, por isso, é importante ampliar o seu nível de compreensão para não ser pego de surpresa em avaliações, temas de redação, análise de mundo, dentre outros.

Publicação: 01/11/2019

Análise de Documento

Regencial, os alunos do 8º ano realizaram a transcrição de uma fonte histórica: um trecho da Carta de Abdicação de D. Pedro I, em 1831, em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, então uma criança de 5 anos, e que foi nomeado D. Pedro II.

Após este documento e o retorno de D. Pedro I à Portugal, o Brasil passou a ser governado por vários “regentes”, até que, antes dos 15 anos de idade, através do “Golpe da Maioridade”, Pedro de Alcântara foi coroado como Rei do Brasil e passou a ser chamado D. Pedro II.

Trecho da “Carta de Abdicação”:

“Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr. D. Pedro de Alcantara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império. Pedro.”


Publicação: 25/10/2019

Podcast - Visita Técnica: Petrópolis

Simples de ser produzido, o podcast (arquivo de áudio digital) é uma ferramenta que está ao alcance de todos e pode trazer grandes benefícios para a educação.

E foi assim que realizamos uma atividade sobre a visita técnica em Petrópolis/RJ.

Após a divisão dos grupos, os alunos ficaram responsáveis por produzir os textos e gravarem áudios sobre a história de cada local visitado. Os áudios foram reunidos em uma playlist e compartilhados.

Diante do estudo das possibilidades e alcance desta tecnologia no âmbito educacional, os alunos podem aprender independentemente do tempo e do espaço, além de publicar matérias de sua própria autoria para que sejam compartilhadas com os demais alunos; outro fator importante desta ferramenta é a possibilidade de tornar o educando ativo na construção do saber, deixando de ser um mero receptor de informações e tornando-se um transmissor de conhecimento.


Aplicativo utilizado: Anchor.

Publicação: 22/10/2019

Camisetas Iluministas


Inspirados no “Século das Luzes”, os alunos do 8º ano, elaboraram “camisetas” com frases de diversos filósofos iluministas. O nosso “Varal Iluminista” encontra-se disponível para visitação na Biblioteca do Colégio Sagrado Coração de Jesus - BH.


Criação de Memes: Império Napoleônico e Congresso de Viena

Criando “memes” com o 8° ano. Tema: Império Napoleônico. Quanta criatividade!!!

Site utilizado na atividade: www.gerarmemes.com.br

Aula: 28/06/2019

Google Formulários:

Atividade avaliativa sobre o Iluminismo e Revolução Industrial, utilizando o Google Formulários em dupla.

Aula: 20/03/2018


Book Creator - Independência das Colônias Espanholas

Book Creator (www.bookcreator.com) é uma ferramenta com inúmeros recursos para criar livros eletrônicos, álbuns de fotos e apresentações animadas.

Para estudar o conteúdo de História sobre a Independência das Colônias Espanholas, os alunos do 8º ano, colocaram a “mão na massa” e estão elaborando uma revista digital em grupo, utilizando uma ferramenta inovadora, o Book Creator. A ferramenta permite que sejam inseridas texto, imagem e áudio. Ao finalizarem as revistas, os conteúdos serão apresentados e todos os arquivos dos trabalhos, compartilhados entre a turma.

Aulas: 02 e 05/08/2019


Jogo: Revolução Francesa e Império Napoleônico

Gamificação é o uso da dinâmica de jogos em qualquer tipo de atividade, fazendo com que os alunos se engajem para resolver problemas colaborativamente, atingindo os desafios propostos de maneira prazerosa e motivadora. Neste sentido, os alunos do 8° ano, utilizaram um jogo de cartas em forma de “quiz” para revisão o conteúdo de História para a avaliação trimestral: Revolução Francesa e o Império Napoleônico. Quem será que foram os vencedores?

Aula: 12/08/2019

Meme: Questão de Prova

Proporcionar um espaço em sala de aula para que cada pessoa possa partilhar suas experiências e adquirir novos conhecimentos é a essência de um trabalho voltado ao protagonismo na educação. E foi exatamente esse o propósito da atividade que os alunos do 8° ano realizaram em junho: a criação de “memes” sobre o Napoleão Bonaparte.

Baseando-se neste trabalho, foi elaborado para a avaliação final uma questão de prova utilizando um dos “memes” criados pelos alunos. Todos nós temos algo a ensinar e muito a aprender.

Esse tipo de trabalho significa dar voz a todos, enxergando cada um em sua particularidade, uma capacidade de construir.

E você, já realizou alguma atividade em que o aluno foi o protagonista na aprendizagem?

Avaliação: 14/08/2018